Decoração

6 dicas lindas e práticas para decorar uma sala de estar pequena

Uma sala de estar pequena pode dar a sensação de que é impossível que haja uma decoração bonita e elaborada pela falta de espaço, mas a verdade é que existem várias formas de deixá-la bonita e até mesmo, mais espaçosa. Acredite.

Portanto, confira a seguir algumas dicas lindas e práticas para decorar a sua sala de estar.

1. Anote todas as medidas antes de ir às compras

O primeiro passo para começar acertando na decoração de uma sala pequena, é ir às compras com informações importantes em mãos, como a medida máxima que um sofá deve ter pra caber no cômodo e o tamanho da parede em que vai uma estante, por exemplo.

Fazer isso evita que você compre um móvel e, quando ele for colocado no ambiente, descubra que o espaço é insuficiente. 

2. Itens de decoração

Já que é preciso economizar espaço nos móveis, os itens de decoração se tornam indispensáveis em uma sala de estar pequena. 

Neste caso, você pode aproveitar para utilizar adereços como as melhores capas para sofá retrátil, almofadas, quadros e vasos para dar um charme no local. 

Além disso, se quiser mais estilo e personalidade, pode optar por modelos específicos para o cômodo todo, como clássico, vintage ou retrô.

3. Menos é mais

Um espaço pequeno com muitas coisas juntas, ressalta ainda mais seu tamanho. No entanto, uma quantidade mínima de itens dentro do ambiente faz com que o local pareça maior. E para tornar um lugar pequeno aconchegante, foque nos móveis que são fundamentais para o cômodo.  

Alguns dos itens que não podem faltar na sua sala de estar, são:

  • Sofá;
  • Cortina;
  • Tapete;
  • Rack ou painel de televisão;
  • Itens decorativos.

Estes são os atributos indispensáveis na sua sala. Eles farão com que o espaço se torne bem mais acolhedor e agradável. 

Caso a sua sala de estar não seja tão pequena assim, você pode investir também em uma mesa de centro – que não precisa ser gigantesca – abajur, plantas e até alguns puffs.

4. Móveis com pés expostos

Outra dica ótima para criar uma decoração de sala pequena de forma simples, é apostar em móveis que possuem os pés aparentes. 

Talvez você não saiba, mas essa característica aumenta o campo de visão do chão, o que dá a impressão de que o cômodo é maior. 

Alguns dos móveis nesse estilo que você pode buscar são os racks, estantes e sofás, por exemplo.

5. Aposte em tons claros

É óbvio que as cores que compõem a sua sala devem estar de acordo com a sua preferência, mas uma dica muito boa e que é sempre uma ótima opção, é investir em móveis de tons claros. 

A tonalidade branca, por exemplo, deixa o cômodo mais leve e dá a sensação de que seja bem mais amplo, gerando até mesmo mais claridade.

Outros tons que você pode apostar são os beges, tonalidades de rosa bebê, cinzas e cores pastéis.

6. Móveis com pouca profundidade

Os painéis de televisão também são uma ótima escolha quando se trata da decoração de uma sala de estar pequena. Por possuir pouca profundidade, o móvel gera mais bem espaço ao ambiente. 

Outros itens que podem ser aplicados nesta dica são os móveis funcionais e até mesmo os espelhados, que dão a sensação de amplitude no cômodo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.