Curiosidades Femininas,  Para o seu bem estar

Está negativado? Veja como resolver este problema com 4 dicas

Só quem tem o nome negativado sabe o que é precisar de um crédito e não ter quem o socorra. Milhares de pessoas todos os dias deixam de aproveitar grandes oportunidades só porque estão com o nome sujo.

Essa questão é ainda mais complicada para a classe mais pobre, que muitas vezes recorre ao cartão de crédito para ajudar a manter o sustento da família. Mas com alguns passos é possível voltar a ter o nome limpo.

Neste artigo você vai entender melhor sobre isso e também vai ver algumas medidas que podem ser tomadas para que seu nome fique limpo novamente.

O que significa estar negativado?

Uma pessoa tem o nome negativado quando existem dívidas em atraso, que não foram quitadas há alguns meses. Ou seja, é feito um registro informando que determinada pessoa está inadimplente, com dívidas em atraso, em órgãos como Serasa e SPC.

Uma pessoa com o nome sujo não consegue fazer empréstimos em banco. Algumas financeiras liberam cartões de crédito para quem está nessa condição, mas com pouquíssimo limite.

Se você está nessa situação, uma boa dica é escolher o melhor cartão de crédito para negativado, ou seja, cartões de bancos digitais ao invés dos tradicionais, pois eles não cobram taxas nem anuidades.  

Como saber se está negativado?

Para saber se você está com o nome negativado é preciso acessar o site desses órgãos. A consulta geralmente é feita de forma gratuita. Basta fazer um breve cadastro com alguns dados pessoais. Depois que você criar o cadastro poderá ter informações de todas as suas dívidas.

No próprio site tem a opção de renegociar a dívida, caso a pessoa queira.

Como deixar de ser negativado?

Para deixar de ser negativado você terá que seguir alguns passos e ser muito disciplinado. Confira as dicas:

Descubra quais são as suas dívidas

A primeira coisa a fazer é ter o conhecimento de todas as suas dívidas. Descubra quais são elas se cadastrando e acessando os sites dos órgãos SPC e Serasa. Lá você vai saber tudo sobre suas dívidas e também valores.

É importante fazer essa consulta porque muitas pessoas lembram de algumas dívidas e esquecem de uma mais antiga. Dessa forma, nunca ficarão com o nome limpo completamente.

Saiba quais são suas despesas mensais

Saber exatamente quais são as suas dívidas vai ajudar você a se planejar para saber se tem condições de negociar alguma dívida. Não é indicado você tentar negociar se as despesas que tem comprometem todo o seu dinheiro. Por isso, faça uma planilha de todas as dívidas fixas.  

Renegocie cada dívida

Depois que você viu que o que ganha dá para pagar as dívidas fixas e ainda sobra algum dinheiro, então renegocie suas dívidas. Mas não faça tudo de uma única vez, pois você pode acabar não conseguindo pagar todas e voltar a ficar com o nome sujo. Faça isso aos poucos.

Esteja atento aos feirões de renegociação

Uma excelente forma de sair da negativação de uma vez por todas e participando dos feirões de renegociação de dívidas. Esse meio vai te possibilitar quitar suas dívidas com algum desconto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.